domingo, 18 de março de 2012

Decepção não mata ensina a viver

Decepção não mata ensina a viver
No momento em que ouvi essa frase achei um pouco cruel, mas se analisarmos bem ela é muito verdadeira. Sempre em algum momento de nossa vida nos decepcionamos com alguém ou alguma coisa, mas sempre aprendemos algo com as decepções.
 
A decepção só acontece na nossa vida quando depositamos muitas expectativas em algo ou alguém e as coisas não acontecem como gostaríamos, o difícil para nós é entender que nem tudo acontece do jeito que a gente planeja, existem fatores externos que sempre irão influenciar em nossos anseios, não tente planejar algo se você não tem como ter certeza que aquilo vai se concretizar, você poderá acabar decepcionado por ter depositado tanta confiança em algo que não se concretizou.

Ter uma decepção muitas vezes nos machuca muito, é ruim ver que nossos sonhos desmoronaram, e aquilo que a gente tanto desejou escapou pelas nossas mãos, mas procure tirar lições dos acontecimentos, temos que aprender com nossos erros.

Certa vez ouvi uma história de uma pessoa que considerei muito e que por ironia acabei me decepcionando com ela, mas por culpa minha, mas isso não vem ao caso, vamos a história que é bem curta e vale a pena, ela fala sobre nosso primeiro caderno na alfabetização, quando estamos aprendendo a escrever cometemos muitos erros ortográficos, a professora nos corrige, aprendemos a lição e viramos a página, procurando não cometer o mesmo erro (Depois ouvi o cd do padre Fábio de Mello e ouvi a mesma história). Agora vem a pergunta e o que isso tem a ver com decepção? Muitas vezes nos decepcionamos porque nós mesmos erramos em depositar muito crédito em algo que é incerto e acabamos decepcionados e nos lamentando por ter errado, mas como no caderno devemos aprender a lição e virar a página, não ficar se lamentando com o fato corrido, a vida é eterno aprendizado, devemos procurar virar a página e tentar não cometer o mesmo erro, tirar proveito da lição aprendida e procurar fazer o certo da próxima vez.

Na verdade não é muito fácil aprender a lição, precisamos de treino para evitar o mesmo erro, o importante é tentar não criar muitas expectativas para não acabar “machucado” ou decepcionado. Lembrem-se que as pessoas só fazem com a gente aquilo nós permitimos, se você se permitir enganar será enganado, se permitir-se decepcionar acabará decepcionado, quem manda nos seus sentimentos é você, procurar aprender e não errar também só dependerá de você, evite se decepcionar.
 

Edi Henriques

0 comentários: